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Satisfação no trecho final

A logística, por si só, representa um custo alto para o e-commerce, englobando a entrega do produto pelo fornecedor, armazenagem, estoque e a entrega ao cliente final. Quando necessário, ainda ocorre a logística reversa.

“Estima-se que só o last mile representa em torno de 28% do custo total de transporte de um produto.” 

O termo last mile, ou última milha, se refere à etapa final do processo de entrega, quando o pedido vai do armazém ou centro de distribuição para o endereço do consumidor. É um dos maiores desafios para os e-commerces, uma vez que tem impacto direto na satisfação do cliente em relação à sua experiência de compra, e depende de questões logísticas das próprias cidades, como trânsito, qualidade de infraestrutura e segurança. 

Acredita-se que o mercado de entrega de última milha (autônomos) terá um crescimento médio anual de 19% entre este ano e 2028. 

O aumento do interesse por entregas expressas força o e-commerce e o fornecedor a estarem mais próximos do cliente final. Mesmo que sua empresa tenha um processo logístico exemplar ao longo de todas as etapas de preparação do pedido, se houver qualquer tipo de problema nesta última etapa, como atraso na entrega ou danos ao pacote durante o transporte, a satisfação do cliente certamente estará comprometida. 

Custos e alertas do last mile

Quando falamos de last mile, existe uma grande pressão de custos, inflação, gasolina… e falta de demanda de entregador e motorista no mercado. Por isso, uma boa prática de last mile é ter gestão clara da rentabilidade da empresa para não pagar exageradamente o que o mercado pede para não ser insustentável ao longo prazo. “Para ter um last mile de qualidade tem que saber até onde pode esticar a corda, para saber o que pode pagar e o que pode receber.” afirma Fernando Magnoler, Head de Produtos & Pricing na Total Express.

Outro ponto importante são as coletas. Estamos vivendo uma revolução comercial. Qualquer um pode vender de onde quiser para onde quiser. Segundo Fernando, “o seller que mora no interior do Acre ou no interior do Nordeste não tem acesso fácil para despachar seus pedidos”. Sendo assim, ele complementa: “Como coletamos a preços saudáveis pelo Brasil? Como podemos criar PUDOs para consolidar melhor onde não temos densidade de coleta? E como conseguimos cobrar o mesmo que cobramos de um cliente de São Paulo? Universalizar o e-commerce e, basicamente, os sellers que não têm grande volumetria na sua maioria é, de fato, dar uma opção de coleta e operação saudável”.

Pensando na logística da entrega, uma boa prática para as vendas realizadas fora de um marketplace é buscar ferramentas e transportadoras complementares para aumentar a eficiência na entrega, tendo em vista que uma transportadora será mais eficiente para um determinado tipo de produto, faixa de peso, de CEP, enquanto transportadoras complementares terão outras vantagens, aumentando a competitividade do lojista em mais produtos e em uma região maior. Nenhuma transportadora sozinha vai ser a melhor opção em todas as situações.

Nesse mercado tão competitivo, posicionamento é tudo. Por isso a Pakot Express é especialista em logística last mile de produtos até 30kg na praça da Paraíba. Precisou? #PakotEntrega

Fonte: Comitê de Logística E-commerce Brasil

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